em

10 coisas que você absolutamente precisa saber!

O Alfa Romeo 33 Stradale é muito mais do que um automóvel dos anos 60 Descubra 10 coisas essenciais que deve saber sobre este ícone automóvel, fruto do know-how e da paixão da Alfa Romeo por automóveis excepcionais.

Um carro de estrada inspirado diretamente na competição

A Alfa Romeo sempre esteve muito envolvida no mundo do automobilismo. A marca transpôs de forma brilhante as tecnologias desenvolvidas em competição para os seus modelos de estrada. O 33 Stradale é o exemplo perfeito, pois deriva directamente do protótipo Tipo 33 que venceu o Campeonato Mundial de Carros Esportivos em 1975 e 1977. Esta ligação explica a aparência decididamente desportiva do 33 Stradale.

Um design atemporal de Franco Scaglione

Para desenhar o 33 Stradale, a Alfa Romeo recorreu ao talentoso designer Franco Scaglione. Criou uma carroceria escultural com curvas perfeitas, com um toque de modernidade trazido pelo portas borboleta, a primeira vez em um carro de produção. Cada detalhe do 33 Stradale foi cuidadosamente pensado para torná-lo uma obra de arte sobre rodas.

Fabricação totalmente artesanal

Ao contrário dos carros modernos produzidos em massa, o 33 Stradale foi inteiramente montado à mão. Como resultado, cada exemplar é único, com diferenças sutis no alinhamento dos painéis, na inclinação do para-brisa ou mesmo no layout interno. Este trabalho artesanal dá ao 33 Stradale um caráter e uma alma que poucos carros conseguem igualar.

Um interior despojado voltado para a condução

O interior do 33 Stradale é sóbrio mas requintado, com um estofamento de couro onipresente e elementos de alumínio polido. O interior é pensado para a condução, com bancos baixos permitindo um centro de gravidade mais baixo e um volante com design típico dos carros de corrida da época. Apesar da sua orientação desportiva, o 33 Stradale oferece um certo conforto ao condutor e passageiro.

Ler também :  Uma obra-prima incompreendida dos carros esportivos italianos

Um motor V8 Tipo 33 2.0 original de 227 cavalos

Sob o seu capô em forma de concha, as 33 casas Stradale um V8 2.0 atmosférico derivado do Tipo 33. Ligeiramente esvaziado para uso em estrada, ele ainda desenvolve 227 cavalos de potência, ou mesmo 255 no primeiro exemplar de produção. Graças a este motor furioso e ao seu baixo peso, o 33 Stradale apresentou um desempenho excepcional para a época.

Construção leve à base de alumínio

Para oferecer desempenho de alto nível, o 33 Stradale aposta na leveza. Seu chassi tubular e painéis de carroceria são inteiramente feitos de alumínio, um material nobre e caro para a época. Como resultado, o carro pesa apenas 700 kg, um peso leve que nenhum carro esportivo moderno consegue igualar sem sacrificar a segurança.

Apresentações impressionantes para a época

O furioso V8 e o peso pena do 33 Stradale permitem-lhe ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atingir os 260 km/h no topo. Em 1968, uma revista alemã registrou uma velocidade de 252 km/h no quilômetro inicial, cobrindo a distância em 24 segundos. Números que fizeram do 33 Stradale um dos carros mais rápidos de sua época.

Um modelo ultra-raro procurado por colecionadores

Apenas 18 cópias do Alfa Romeo 33 Stradale foram produzidos entre 1967 e 1969, 8 dos quais foram equipados com a esplêndida carroçaria desenhada por Franco Scaglione. Essa raridade o torna um dos modelos mais populares entre os colecionadores, principalmente porque determinados chassis serviram de base para protótipos e carros-conceito, reduzindo ainda mais o número de 33 Stradales “puros”.

Uma classificação que sobe

Já muito caro quando foi lançado com um preço de US$ 17 mil (cerca de US$ 145 mil hoje), o 33 Stradale viu sua popularidade explodir ao longo dos anos. De acordo com o chefe da Alfa Romeo América do Norteuma cópia poderia hoje exceder o 10 milhões de dólares em leilão. Um preço justificado pela raridade, beleza e desempenho excepcional desta obra-prima italiana.

Ler também :  O supercarro que seduz os pilotos de Fórmula 1

Um herdeiro moderno: o 33 Stradale 2024

Para celebrar a sua herança e olhar para o futuro, em 2023 a Alfa Romeo revelou um reinterpretação moderna do 33 Stradale. Simplesmente denominado “33 Stradale”, este supercarro em uma série limitada de 33 unidades presta homenagem ao seu ilustre antecessor, ao mesmo tempo que incorpora tecnologias de ponta. Uma ponte entre o passado e o futuro para a marca italiana.

O Alfa Romeo 33 Stradale 1967-1969 encarna a quintessência do know-how italiano e da paixão automóvel. Uma verdadeira obra de arte sobre rodas, fascina tanto pelo seu design intemporal como pelo seu desempenho excepcional. Uma raridade definitiva, faz agora as delícias de alguns colecionadores sortudos, ao mesmo tempo que inspira as criações mais ousadas da Alfa Romeo.

Mostrar Esconder o índice

Escrito por Martim Lubianco

Sou Martim, um redator web especializado no universo dos carros esportivos e supercarros, combinando paixão por modelos clássicos com interesse por veículos de alta tecnologia. Fascinado pelo automobilismo e suas evoluções, dedico-me a explorar as últimas tendências, inovações tecnológicas e histórias fascinantes que movimentam esse setor.

Alpine: recrutamento estratégico para relançar a equipe

Qual é a vida útil (real) das baterias dos carros elétricos?